Recursos digitais viáveis em sala de aula

Em: Escola com Celular na mídia Formação para os professores Tecnologia na Educação

Por: Editor ECC, 05/09/2014

Tags: , ,


Na edição do curso “Escola com Celular – o uso de dispositivos móveis na Educação”, realizada entre os meses de março e julho de 2014, os professores participantes foram convidados a responder a uma enquete por SMS. Optou-se pelo uso dessa ferramenta por ser um recurso acessível a todos os celulares.

Ao todo, 784 cursistas participaram da enquete, dando sua opinião sobre a possibilidade de uso de dispositivos móveis como recursos didáticos na escola. A maioria dos professores respondeu que vídeos e fotos têm uso potencial, enquanto apenas 2% acreditam que mensagens e mapas digitais podem ser viáveis em sala de aula.

Pode-se afirmar, em função dos resultados da enquete, que é possível trabalhar recursos digitais para ilustrar um assunto, coletar dados, compartilhar conteúdos das aulas etc., sendo que fotos e vídeos parecem ser os mais próximos da realidade ou os mais acessíveis. Os conteúdos curriculares estimulam ainda mais o interesse dos alunos quando relacionados com situações reais.

Uma das professoras do curso desenvolveu uma atividade, relacionando Geometria e Reciclagem, com os seus alunos do 9º ano. O objetivo era a criação de um mosaico geométrico feito com materiais recicláveis. Para chegar a esse resultado, os alunos deveriam fazer uma pesquisa na internet e se comunicar por SMS e pelo Facebook. Além disso, os alunos realizaram uma campanha sobre o descarte correto dos resíduos domésticos e distribuíram panfletos de conscientização produzidos por eles mesmos. De acordo com a professora, o trabalho tinha como finalidade o aprendizado de figuras geométricas, o desenvolvimento da criatividade e a utilização de materiais recicláveis.

E você, que tipo de recurso usa (ou já usou ou tem vontade de usar) em sala de aula com os seus alunos?