Pesquisa: Você é sustentável?

Em: Rede Social

Por: Editor ECC, 05/09/2014


Os alunos de escolas públicas de Caraguatatuba, participantes do Projeto Escola com Celular – edição 2013, responderam à pesquisa “Você é sustentável?”, que foi a primeira enquete realizada por meio de mensagens de SMS do projeto, sem custo para os alunos. Ela foi dividida em três temas: comportamentos de eficiência, comportamentos de reflexão e comportamentos de solidariedade.

Quando os alunos e suas famílias adotam os comportamentos de eficiência, significa que estão usando de maneira adequada os produtos e serviços, resultando em economia de recursos ambientais. Essa adoção impacta positivamente na economia familiar, pois o gasto com as contas de água e de energia elétrica diminui. Um exemplo de comportamento de eficiência seria fechar a torneira enquanto escova os dentes.

Um comportamento de reflexão indica que os alunos já estão amadurecidos em relação às suas práticas pessoais de consumo e pode ser inferido por meio de questões como “Você lê os rótulos dos produtos antes de se decidir pela compra?”

Já um comportamento de solidariedade, como o da família que separa latas, papel, vidro, PET e garrafas para reciclagem, tem um efeito positivo para a comunidade e para a sustentabilidade.

Os professores trabalharam com o resultado da enquete, que foi muito positivo, em sala de aula e discutiram com os alunos para que eles pudessem formar opiniões críticas e repensar hábitos cotidianos que podem ser mudados para melhor. Ao final do projeto, os professores relataram que seus alunos estavam mais atentos com relação à limpeza do ambiente ao seu redor e preocupados em esclarecer a comunidade em que vivem sobre a importância da sustentabilidade e, em particular, da prevenção aos criadouros de dengue.